Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho
 
Centro de Estudos Agostinianos - CEA

O CEA é um centro, sem fins lucrativos, destinado a promover intercâmbio com instituições, professores, universitários, estudiosos e admiradores de Santo Agostinho.

Sobre o CEA
Constitui-se de uma equipe atuante, que procura tratar de assuntos referentes à reflexão e aprofundamento do pensamento agostiniano e às possibilidades de sua divulgação.

Compreende ainda pessoas interessadas que desejam informar-se sobre as atividades do CEA e apoiá-las o quanto estiver em seu alcance - inscreva-se sem quaisquer ônus.

O CEA formou-se a 27 de abril de 1996, contando desde o início com a participação e assessoria do Pe. Pelayo Moreno Palacios, membro da Província Agostiniana do Brasil, da Ordem de Santo Agostinho, pedagogo, filósofo e patrólogo, com mestrado e doutorado em filosofia pela USP de São Paulo, e doutorado em teologia e ciências patrísticas pelo Instituto Patrístico de Roma.

Horário de Atendimento da Biblioteca
5ª-feira e Sábado, das 9h às 17h
Galeria de Fotos
  • Coordenação atual do CEA
  • Campo de Atuação
  • Sobre a Revista de Estudos Agostinianos
  • Endereço
Coordenação atual do CEA
Fr. André Fernandes Oliveira               
Fr. Reginaldo de Abreu                           
Fr. Pelayo Moreno Palácios                  
Fr. Mario Sergio Rocha                        
Fr. Fabiano Santos Julião                     
Fr. Jesus Madrid Rodríguez
Campo de Atuação
• Organização de cursos, palestras e conferências acadêmicas sobre temáticas agostinianas.
• Cursos de extensão universitária com Instituições interessadas em dar a conhecer o pensamento agostiniano;
• Assessoria a estudantes que preparam dissertações, teses e trabalhos, em temas agostinianos.
• Assessoria para tradução e publicação das Obras Completas de Santo Agostinho (convênio entre FABRA e PAULUS Editora).
• Difusão de livros, revistas e artigos que surjam a respeito do assunto.
• Edição da Revista de Estudos Agostinianos (em parceria com a Scripta publicações), a 1ª revista exclusiva do Brasil dedicada a Santo Agostinho e seu legado espiritual.
• Divulgação da espiritualidade agostiniana, através de retiros temáticos sobre os tempos litúrgicos.
• Constituição de Biblioteca especializada em Santo Agostinho, pertencente à Província Agostiniana do Brasil.
• No seu site: www.cea.org.br, a Biblioteca disponibiliza um catálogo abundante de livros e revistas especializadas, cujos títulos – incluindo os artigos das revistas – podem ser pesquisados diretamente na Biblioteca “online”, e consultados no local.
Sobre a Revista de Estudos Agostinianos
A Revista de Estudos Agostinianos, enquanto título, não é novidade. É exatamente aquilo que diz seu nome. Primeiramente, quanto a revista, entre outros significados, é claro que, aqui, trata-se de publicação periódica. Publicação periódica em que – e abrem-se, então, outros significados para o termo revista – são revistados, examinados, ou mesmo revistos, reexaminados, temas vários em que há – e eis outra definição conhecida – o exercício das faculdades intelectuais para obtenção/comunicação de conhecimento, estudos, metodicamente realizados, pesquisa, investigação. A matéria, ou material, de trabalho, contudo, de tais estudos é algo particular no universo do que se pode conhecer: aquilo que é agostiniano, enquanto tradução do neutro plural latino augustiniana. Para que esse particular, todavia, não continue genérico – com efeito, quem tem já certo contato com o termo sabe o quão abrangente possa ser –, tal adjetivo identifica, aqui, aquilo que é relacionado a Santo Agostinho de Hipona (354-430), seus muitos escritos, seus ensinamentos, sua recepção e/ou sua influência. Algo assim, porém, tampouco é novidade no mundo. Várias, de fato, são as revistas desse tipo em circulação. Para citar algumas: Augustiniana (Instituto Histórico Agostiniano – Leuven-Heverlee, Bélgica), Augustinian Studies (Instituto Agostiniano, Universidade de Villanova, EUA), Percorsi Agostiniani (Província Agostiniana da Itália), Revista Agustiniana (dos agostinianos, OSA, da Província da Espanha), Augustinus (dos agostinianos recoletos, OAR, da Espanha) e, mesmo se não exclusivamente dedicadas a estudos agostinianos, Augustinianum (Pontifício Instituto Patrístico Augustinianum – Roma) e Revue d’Études Augustiniennes et Patristiques (Instituto de Estudos Agostinianos – Paris).

Mas, enquanto realidade nascida no Brasil, e pensada para o mundo lusófono – mesmo que com textos não só em português –, a Revista de Estudos Agostinianos é novidade. Novidade revestida, pode-se dizê-lo sem medo, de alguma importância.

Supérfluo dizer que Agostinho de Hipona, embora não seja um santo popular, é personagem de relevo no pensamento ocidental e, por isso, um dos mais editados, traduzidos, estudados. Uma busca rápida por bancos digitais nacionais de teses e dissertações, nas mais distintas áreas de conhecimento, testemunha o que dizemos, sem mencionar a ingente quantidade de Trabalhos de Conclusão de Curso e o multiplicar-se a cada ano de publicações de artigos e monografias sobre o pensamento e as obras do Bispo de Hipona, nas mais distintas revistas acadêmicas nacionais e pelos mais variados editoriais de nosso território. O leitor sabe que não exageramos.

Igualmente, não é insignificante o número de grupos, de norte a sul, dedicados a tais estudos. Contudo, falta-nos um núcleo agregador referencial multidisciplinar. A Revista de Estudos Agostinianos nasce para suprir essa lacuna e tonar-se, modesta e seriamente, esse núcleo. Nisso está a importância da novidade que ela é, e que se explicita em seu tríplice objetivo: 1) ser, então, polo de promoção e 2) difusão dos estudos acerca de Santo Agostinho, em perspectiva multidisplinar, como 3) centro de encontro e diálogo dos estudiosos para aprofundar em tais estudos. Ela, então, não é uma revista de filosofia ou de teologia, mas também de filosofia e de teologia, e de letras clássicas, de história, de psicologia, de comunicação e semiótica... do prisma sob o qual se possa estudar a obra, o pensamento, a recepção e/ou a influência de Santo Agostinho de Hipona.  

Promovida pelo Centro de Estudos Agostinianos (CEA, São Paulo – SP), da Província Agostiniana do Brasil (Ordem de Santo Agostinho – OSA), a Revista de Estudos Agostinianos, desde há muito desejada e pensada no seio dessa mesma ordem em terras brasileiras, é uma revista cuja produção dos artigos está fundamentalmente ligada às atividades acadêmicas desse mesmo Centro de Estudos, seus diversos ciclos de conferências, cursos e/ou jornadas de estudos. Mas não exclusivamente.

Aceitam-se, com efeito, contribuições originais, em português e em espanhol, de estudiosos de Santo Agostinho, mestres e doutores, como já dito, das mais diversas áreas do saber. Estudos em parceria de especialistas (pós-graduação lato sensu) com mestre(s) e/ou doutor(es) também são aceitos. Entre suas publicações, podem incluir-se conferências ou comunicações proferidas em congressos, encontros, seminários... ou mesmo, além dos artigos destinados a serem nela publicados, extratos de dissertações e/ou de teses, desde que apropriadamente editadas, que digam respeito às matérias que são objeto da revista. Não indiscriminadamente, porém.

Num momento favorável em que a coordenação do CEA pode articular um número considerável de renomados agostinólogos, do nordeste ao sul do país e do além-mar, em um respeitável conselho científico, cada texto recebido será submetido a avaliação por pares em sistema duplo cego.  

Porque a revista é publicada semestralmente, isto é, com dois volumes ao ano (janeiro e julho), e o textos propostos para publicação são recebidos em fluxo contínuo, sem contar aqueles para dossiês oportunamente indicados, suas avaliações serão feitas rigorosamente segundo a cronologia de seu recebimento, e seu resultado – constante somente de aprovado ou reprovado – será comunicado a seu autor em breve tempo. Os textos aprovados serão publicados segundo a cronologia de recebimento das avaliações dos pares, e, com a notícia da aprovação, seus autores receberão também uma previsão do volume em que serão publicados.

Quanto a seu conteúdo, a Revista de Estudos Agostinianos divide-se basicamente em três seções que se seguem à Apresentação inicial: 1) Artigos e/ou Comunicações, sua parte fundamental, 2) Recensões e 3) Agenda. Os Artigos e as Comunicações são dedicados àqueles estudos multidisciplinares repetidamente indicados acima. A diferença entre uns e outras está em sua dimensão: os artigos constam de entre 30.000 e 50.000 caracteres (com espaço) – com possibilidade de, excepcionalmente, superar esse número), enquanto os textos das comunicações devem ter entre 16.000 e 29.000 caracteres (com espaço). Em Recensões são apresentadas publicações sobre Santo Agostinho ou patrística em geral. Quem quiser a recensão de suas obras publicadas na revista deve enviá-las para a Redação que recebe tais obras também em fluxo contínuo e, portanto, publica as recensões segundo a cronologia de seu recebimento. Enfim, em Agenda encontram-se anúncios de cursos, encontros, jornadas de estudo, congressos... relacionados às matérias que são objeto da Revista de Estudos Agostinianos, organizados em território brasileiro.

Assim, a instituição ou grupo que queira divulgar sua agenda de atividades acadêmicas pode enviá-la para a Redação da revista em, no mais tardar, até 45 dias antes da publicação. Por fim, enquanto o CEA ocupa-se da edição dos volumes da Revista de Estudos Agostinianos, Scripta Publicações assume sua administração (gestão das assinaturas e da propaganda, logística e distribuição), envidando, ambos, esforços pela qualidade desta revista que se torna um marco para os estudos agostinianos no Brasil.



• Artigos ou comunicações para publicação enviar para: revistacea@osa.org.br

• Endereço para quem deseja enviar livros para recensão:
Rua Vergueiro, 727 – 7º andar – Sala 708 – Liberdade – São Paulo – SP – CEP: 01504-001

• Para divulgar atividades acadêmicas na nossa agenda: revistacea@osa.org.br
Endereço
Rua Vergueiro, 727 – 7º andar – Sala 708 – Liberdade – São Paulo – SP (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)
Fone: (11) 3277.4279  -  E-mail: cea@osa.org.br
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!