Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho
 
Colégios

Os nossos Colégios têm como missão a educação integral e evangelizadora, caracterizada por uma pedagogia crítica, participativa, libertadora e com excelência acadêmica, para uma sociedade mais justa, em consonância com o Carisma Agostiniano.

A finalidade específica de nossos Colégios é a formação e educação cristã dos alunos, “de modo que ensinemos a verdade com a caridade e os alunos adquiram, junto com uma cultura humanística e científica, um conhecimento a respeito do mundo, da vida e da pessoa humana iluminados pela fé”. (Constituições OSA, nº 162).
Concebemos o aluno como ser vivo repleto de possibilidades, uma semente capaz de desenvolvimento. Dessa maneira, alguns valores são referência para as práticas dos educadores: ativar potencialidades presentes no educando; despertar, provocar, estimular o sentido do que há de melhor no ser humano; acender a luz interior do aluno; levantar questionamentos e estimular a busca de respostas adequadas; suscitar a originalidade, criatividade e liberdade; ajudar a aflorar a pessoa interior; apontar caminhos, possibilidades; cultivar o coração; educar para o amor.
Portanto, o objetivo da educação agostiniana consiste em formar cidadãos com habilidades e competências para construir uma sociedade mais humana.
  • Colégio Agostiniano São José
  • Colégio Santo Agostinho
  • Colegio & Liceo Santa Rita
Colégio Agostiniano São José
1947 – 2023

O Colégio Agostiniano São José foi criado em 28 de agosto de 1947, em Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, com o nome de “Ginásio São José”. Seu primeiro Diretor foi o Pe. Miguel Lanero.

Dez anos depois, com a doação de um terreno feita pelo Sr. Comendador Mançor Daud, foi lançada em São José do Rio Preto a pedra fundamental do atual Colégio, situado na Rua dos Agostinianos, nº 88, Jardim Santa Catarina.

No dia 19 de março de 1961, as novas instalações foram inauguradas sendo Diretor o Pe. Carlos Beltrán Ayuso.

Educar, para os agostinianos, é desenvolver todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral com plenitude no encontro com Cristo. Para construir esse ideal de educação, temos uma escola humana e humanizadora, crítica, participativa, libertadora e promotora de valores éticos.

Humanizar é um processo de desenvolvimento contínuo em direção a Deus. De todas as dimensões do desenvolvimento integral, é a auto-transcendência, sinal de espiritualidade, que pertence somente ao homem e que abre dinamicamente as possibilidades pelas quais se torna pessoa. A pessoa é um potencial a ser desenvolvido, jamais como um ser acabado e pronto, o que dá sentido à missão educativa.

Desenvolver o espírito crítico é gerar transformação pessoal que se converte em autocrítica. É um compromisso com uma permanente postura de abertura às alternativas perante a realidade, postura questionadora dos procedimentos de análise da realidade. É enfim, amor pela verdade.

Ao educar para a participação e pela participação, buscamos a vocação do ser humano para ser sujeito e não objeto, possibilitando que seja sujeito de sua própria educação.

A educação deve ser libertadora, porque nascemos com vocação para a liberdade. Nesse sentido, a escola deve estabelecer uma pedagogia da liberdade que, unida ao exercício da autoridade e ao estabelecimento de normas ou indicadores precisos, aponta para uma escola capaz de oferecer uma proposta clara de valores que sirvam de referência para saber e ter condições de escolher.

A função da escola a respeito do mundo dos valores é múltipla. Toda escola é construtora de valores. A nossa proposta é que os alunos se tornem mais humanos, mais livres, mais críticos e participativos. É essa a postura que marca o estilo pedagógico do Colégio Agostiniano São José.
Colégio Santo Agostinho
O Colégio Santo Agostinho pertence à Província Agostiniana do Brasil, da Ordem de Santo Agostinho, que é representada civilmente pela Sociedade Instrução e Socorros (S.I.S.).

A SIS "é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica e tem como finalidade criar, congregar, dirigir, manter obras que visem a beneficência, a promoção humana à educação, à cultura à evangelização e assistência à coletividade".

O nosso Colégio Santo Agostinho recebeu autorização de funcionamento em 27 de abril de 1931. Só na América Latina o número de alunos de escolas agostinianas ultrapassa os 250.000, e no Brasil os alunos dos colégios agostinianos se aproximam dos 30.000.

Estes centros educativos incorporam também Universidades como a conhecida Universidade de IIo Ilo nas Filipinas e a de Vilanova nos Estados Unidos. Várias Faculdades, como Maria Cristina em Madrid, Espanha, também são dirigidas pelos agostinianos.

A identidade do Colégio esta expressa no Projeto Educativo. Educar para os agostinianos, é desenvolver todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral. A antropologia que sustenta nossa prática pedagógica é o humanismo personalista cristão. Compreendemos o homem como pessoa, por tanto, como ser relacional, único e inacabado, com vocação de plenitude no encontro com Jesus Cristo. Para construir este ideal antropológico buscamos um colégio com uma pedagogia participativa, critica e libertadora. Educar, neste sentido, pode-se dizer, é humanizar.

O Colégio tem sempre na direção geral padres Agostinianos. O primeiro diretor foi o Pe. Celso García y García, O.S.A. O atual, é o Frei Gutemberg de Albuquerque Machado, O.S.A.
Colegio & Liceo Santa Rita
O objetivo primordial deste Centro Educacional é contribuir para a formação integral do aluno na dimensão pessoal, social e religiosa, a partir de uma visão cristã da vida, de acordo com sua Ideologia e com os direitos e liberdades fundamentais contidos na Constituição Nacional , das resoluções e circulares da ANEP e demais leis e decretos gerais.

O Centro configura-se como uma Comunidade Educativa, composta pela entidade Proprietária, educadores, alunos, pais e ex-alunos. Os membros desta Comunidade Educativa assumem os princípios fundamentais e as linhas de ação estabelecidas pela Ideologia e que inspiram a opção educativa oferecida pelo centro.
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!