img

► CADASTRO VOCACIONALimg

HOMILIA dominical | 12.06.2022

SANTÍSSIMA TRINDADE | ano c

1ª leitura: Pr 8, 22-31
Salmo: Sl 8
2ª leitura: Rm 5, 1-5
Evangelho: Jo 16, 12-15

A Trindade é a melhor comunidade no amor.

O mistério de Deus Trino, e o Mistério do Amor, que tem que ser adorado, orado, louvado e meditado para ser esclarecido e esclarecedor. Assim fez Santo Agostinho na sua exposição do MistérioTrinitário na sua obra de quinze livros. Doinício ao fim da imensa obra, começa e finaliza rezando, adorando e louvando a Deus, Uno e Trino.

Deixemo-nos guiar pela Palavra desta Solenidade Litúrgica.

A primeira leitura do livro dos Provérbios, nos apresenta a Sabedoria de Deus como muito atrativa. É a mesma Sabedoria de Deus que fala: “Eu era o encanto de Deus, dia após dia, brincando, todo o tempo em sua presença, brincando na superfície da terra”. A Sabedoria, figura feminina e infantil, fazia as delícias de Deus, era seu encanto eterno, antes das origens. Brincava de bola com o globo terreno. Na plenitude dos tempos, a Sabedoria de Deus se manifestará como a Palavra pela qual foram feitas todas as coisas.

O Salmista canta emocionado e exultante (Sl 8): “Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por toda a terra”. Especialmente tratando com tanto carinho ao homem e mulher, feitos à sua imagem e semelhança.

A Palavra de Deus que é o Filho eterno Deus, feito carne, derrama o seu Espírito Santo sobre a humanidade e o universo para formar a nova criação (recriação). São Paulo na sua Carta aos Romanos, nos infunde a esperança duma nova criação, “novos céus e nova terra”. O Espírito de Deus renova todas as coisas e pessoas, abrindo uma esperança na consumação de todo o universo pela redenção em Cristo Jesus, para maior gloria do Pai.

João nos descortina, pela presença do Espírito, o mistério de Deus em Cristo. Deus nos manifesta a obra da criação pela Palavra, que é seu Filho, e o esplendor da verdade e bondade de todo o universo pelo Espírito Santo. O evangelho de hoje faz parte do discurso de despedida de Jesus. Ele se despede dos seus, mas não os abandona, porque lhes promete a presença do Espirito da verdade. O Espírito tem a missão de levar os discípulos à plena compreensão da pessoa e vida de Jesus e as suas relações com o Pai. O Espírito é Defensor, Paráclito, Advogado, Mestre, Hermeneuta, memória do passado e profecia do futuro. Ele vai reproduzindo e configurando o perfil de Cristo Jesus em nós! É a nossa participação na Sabedoria e Amor de Deus. Ele faz sua morada em nós, e nos transforma em templo de Deus e morada do Altíssimo.

No Espírito acontece o mistério de Deus como comunhão, participação e missão. É no Espírito de Jesus, vindo do Pai, que nasce a Igreja em Pentecostes, e derrama seus dons, carismas e ministérios no Povo de Deus. Nossas famílias e comunidades formam a Igreja sinodal, mistério de comunhão, participação e missão, caminhando juntos na esperança de encarnar o Reino de Cristo Jesus, Reino de justiça, fraternidade e paz, para maior felicidade humana e glória de Deus.

Pelo Espírito do Senhor ressuscitado participamos, já agora com antecedência das maravilhas da vida futura, que graças ao Amor de Deus, desejamos e esperamos alcançar (Rm 5, 1-5).

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

img

Escrita por:

Frei Rafael de la Torre Vargas, OSA

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
participem dos encontros vocacionais agostinianos

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2022
.:: Todos os Direitos Reservados ::.