img

► CADASTRO VOCACIONALimg

HOMILIA - 24.12.2021

natal de nosso senhor jesus cristo

 

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.” (Mt 1,23)

 

Este trecho do evangelho de hoje cita o cumprimento da profecia feita por Isaías (Is 7,14), e a realização daquilo que José escutou em sonho pelo anjo do Senhor (Mt 1,24). Este acontecimento extraordinário revela o grande milagre que aconteceu na Encarnação: o encontro da natureza divina com a natureza humana em Jesus (o que é conhecido como união hipostática). Sim, é um grande milagre, pois Deus se manifestou aos seres humanos revelando todo o seu poder e, ao mesmo tempo que assumiu a natureza humana, a resgatou e a elevou da miséria humana, causado pela culpa original.

Com o nascimento de Jesus, o ser humano passa a trazer em si a capacidade de portar, sentir e caminhar junto a Deus. O que Deus fez ao assumir a natureza humana revela ao ser humano que a misericórdia divina não é só derramada sobre os fiéis, mas antes, compartilhada e experimentada pelo próprio Deus feito homem no cotidiano da vida.

Deus feito homem é o Emanuel que veio realizar a vontade do Pai (Sl 40, 8-9) e também mostrar à humanidade o caminho que cada ser humano precisa percorrer para chegar ao Reino de Deus. Não se trata de um guia que informa e aponta o caminho, tal como um GPS diz por qual rua passar, mas um Deus que se faz caminho e caminhante junto daqueles que o aceitam como Senhor e Mestre.

Desse modo, celebrar o Natal de Jesus é um convite para que cada fiel abra seu coração e permita que Deus, feito ser humano, entre e faça morada. Não uma morada estática e rígida, mas sim flexível e que movimenta cada homem e mulher em direção a Deus e ao próximo. Dessa forma, acontecerão verdadeiros encontros entre as pessoas e o divino; encontros que transformam e revelam a face de Deus.

Jesus é o Emanuel, o Deus conosco que está no mundo com seus filhos e filhas. Ele está não só entre os seus, mas dentro de cada ser humano, pois este traz em si a abertura para o encontro com o Sagrado. Todos, sem exceção possuem a capacidade de experimentar e sentirem-se próximos de Deus, e isto é maravilho.

É Deus quem se faz homem e dom de fé para a humanidade. Portanto, não podemos restringir, muito menos selecionar aqueles que podem ou não vivenciar a experiência desse encontro. É este Deus próximo que precisa ser celebrado, vivenciado e principalmente proclamado, não só no dia do Natal, mas a cada momento.

Jesus nasce para todos aqueles que se sentem desolados, angustiados e perdidos na escuridão dos pecados. Ao mesmo tempo, nasce para aqueles que já aceitaram o seu nome, mas que talvez se fecharam nos preconceitos religiosos, raciais, sociais e até mesmo de gênero. O Deus conosco é a consolação dos sofredores e também a conversão dos que já lhe pertencem.

O papa Francisco, na sua Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho (2015, n. 44-45), nos diz que “a consolação e a força do amor salvador de Deus devem chegar a todos. Deus opera misteriosamente em cada pessoa, para além de seus defeitos e de suas quedas. Um coração missionário não renuncia ao bem possível, ainda que corra o risco de sujar-se com a lama da estrada”.

Deus caminha conosco, precisamos agora aprender e permitir que este mesmo Deus possa nos usar como seus instrumentos em meio àqueles que mais precisam. E isso sem o medo de nossos preconceitos e pecados, mas confiando na misericórdia de Deus que ao se fazer ser humano conhece nossos limites. Natal é deixar Deus nascer entre nós, para que nós possamos apresentá-lo à humanidade, assim como fez a Virgem Maria (Lc 2, 21-40).

Um Santo e Feliz Natal!

img

Escrita por:

Frei Rodrigo Vieira da Silva, OSA

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
participem dos encontros vocacionais agostinianos

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2021
.:: Todos os Direitos Reservados ::.