Cardeal Prevost encerra celebrações do XIII centenário do traslado das Relíquias de Santo Agostinho para Pavia
 
 

Cardeal Prevost encerra celebrações do XIII centenário do traslado das Relíquias de Santo Agostinho para Pavia

Neste domingo (25/02), na Basílica de San Pietro in Ciel d’Oro, em Pavia (Itália), foram encerradas as celebrações do XIII centenário do traslado das relíquias de nosso pai Santo Agostinho para aquela cidade.

Aconteceu na OSA

26.02.2024 - 10:19:00 | 2 minutos de leitura

Cardeal Prevost encerra celebrações do XIII centenário do traslado das Relíquias de Santo Agostinho para Pavia

A missa pontifical solene foi presidida pelo cardeal agostiniano Robert Francis Prevost Martínez, prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, e que exerceu o cargo de Prior Geral da Ordem entre 2001 e 2013. Concelebraram Dom Corrado Sanguineti, Bispo de Pavia; Dom Nicolas Lhernould, Bispo de Hipona-Constantino, sucessor de Santo Agostinho; Dom Giovanni Scanavino e Dom Domenico Berni, bispos agostinianos; além de outros sacerdotes agostinianos e seculares.

Em sua homilia o Cardeal Prevost, inspirado pelo espírito da quaresma, meditou sobre o processo de conversão de Santo Agostinho, que começando no Jardim em Cassicíaco, perdurou por toda a sua vida.

Ao fim da celebração foi exposta a urna com as relíquias de Santo Agostinho, que foram veneradas pelo presidente da celebração e demais concelebrantes.

SOBRE AS RELÍQUIAS
Santo Agostinho morreu e foi enterrado em 430 em Hipona, sua diocese, durante a invasão dos vândalos na África romana.

De acordo com o "Verdadeiro Martirológio", de Beda, o corpo foi levado depois a Cagliari, na Sardenha, por bispos que haviam sido expulsos pelo rei vândalo Hunerico, um ariano. O relato afirma que o corpo foi depois resgatado dos sarracenos por Pedro, bispo de Pavia e tio de Liuprando, rei dos lombardos, e, por volta de 720, trasladado para a igreja de San Pietro in Ciel d'Oro, em Pavia, para protegê-lo contra os frequentes raides dos sarracenos.

Em janeiro de 1327, João XII emitiu a bula papal Veneranda Santorum Patrum na qual nomeou os agostinianos como guardiões do túmulo de Agostinho, que foi reformado em 1362 com ricos baixo-relevos com cenas de sua vida.

Links dos vídeos da Missa:
https://www.youtube.com/watch?v=M_5m3Bq71N0
https://www.youtube.com/watch?v=Y8JtCgxPF0w







Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Basilica San Pietro in Ciel d’Oro
Mais em Aconteceu na OSA
 
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!