Provincial admite postulante ao Pré-noviciado
 
 

Provincial admite postulante ao Pré-noviciado

“A finalidade do Pré-noviciado é familiarizar gradualmente o pré-noviço com a vida agostiniana.” (RatioInstitutionis)

Província em Foco

25.03.2024 - 08:02:00 | 2 minutos de leitura

Provincial admite postulante ao Pré-noviciado

Na manhã do último sábado (23/03), na capela do Seminário Santo Agostinho (Curitiba/PR), durante a celebração do Ofício de Laudes, o prior provincial, Fr. Mauricio José Manosso Rocha, admitiu à etapa formativa do Pré-noviciado o jovem José Cleuvane de Sousa Miranda, que está no terceiro ano de formação.

O Pré-noviciado, segundo as Constituições da Ordem de Santo Agostinho, é um "período durante o qual os candidatos, ainda que sem a obrigação dos votos, são gradualmente introduzidos a experimentar a vida agostiniana, a fim de que se preparem adequadamente para o Noviciado. A admissão, formação e duração do Pré-noviciado se regerão pelos Estatutos" (CC, 201). No caso da nossa Província Agostiniana do Brasil, a duração desta etapa é de um ano, durante o qual o formando é submetido à um programa específico de formação que visa prepará-lo para o ano canônico do noviciado que é realizado em Lima (Peru). Estas formações englobam os fundamentos da vida religiosa, o amadurecimento humano-afetivo, desenvolvimento da espiritualidade e o estudo da língua espanhola.

O rito de admissão, que ocorreu entre a homilia e o responsório breve, constitui-se de um breve diálogo, no qual o prior provincial acolhe aqueles que se apresentam para esta etapa, e o candidato manifesta sua intenção de se aprofundar na experiencia religiosa agostiniana, respeitando as normas de convivência fraterna no seio da comunidade. O rito conclui-se com a bênção e entrega da insígnia (cruz).






Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Seminário Santo Agostinho
Mais em Província em Foco
 
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!