img
img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Momento histórico: Papa fala aos Agostinianos
186º Capítulo Geral - Ordem de Santo Agostinho

O papa Francisco agradeceu as palavras do Prior Geral e falou da importância do Capítulo para afrontar os desafios do mundo à luz da Palavra, do Magistério e do grande Pai Agostinho. 

A comunidade, segundo o papa, é o lugar onde se deve viver a experiência de Deus a partir da interioridade e em comunhão com os irmãos. Segundo o Santo Padre, ao levar isso para os que se confiam a vocês, o devem fazer de forma clara, corajosa e sem vacilações. 

Recordou aos capitulares que num contexto de total secularização, os agostinianos são chamados àquela caridade calorosa, viva, visível e contagiosa através da vida comunitária. 

"A unidade na caridade", um ponto central da espiritualidade de Agostinho. Uma vida comum feita de tantos detalhes cotidianos, onde os membros cuidam uns dos outros e isso se torna espaço de evangelização. A partir do dinamismo profundo das comunidades nasce cada serviço humano em prol da Igreja e da humanidade, recordou o papa Francisco.

"A busca de Deus não pode ser obscurecida por outras finalidades, mesmo generosas e apostólicas". Dizia ainda: "porque Deus é amor, se caminha rumo à Ele no amor". 

Citou o querido padre Agostino Trapé (OSA): "Segundo a regra, a caridade não é apenas o fim e o meio da vida religiosa e nem é o seu centro: da caridade deve proceder e para a caridade deve ser orientado, com um movimento perene de causalidade circular, todo pensamento, todo afeto, toda atitude, toda ação".

Ao escrever a São Jerônimo, Santo Agostinho expressou sua própria experiência de comunidade: "Te confesso que acho muito natural me abandonar inteiramente ao carinho de tais pessoas, sobretudo quando sou oprimido pelos escândalos do mundo: no coração deles encontro repouso longe de preocupação, estando convencido que nele está Deus". (Cartas 73,10). 

Completou o pontífice: "E diante dos escândalos da Igreja ou dos escândalos de vossa família também, a paz encontra-se sobre esta estrada. Voltar a apostar nisso... e os escândalos caem, sozinhos, porque mostram que não há outra estrada, esta é a estrada".

Sobre a estrada do coração, rumo à caridade, as constituições da OSA tratam sobre a caridade fraterna, um sinal profético sem o qual não conseguimos realizar nossa missão. Se questionou o papa: "mas o que é a perfeição do amor? É amar também os inimigos e amá-los para que se tornem irmãos". Um amor, que segundo o papa não pode prescindir da cruz, que é medida do amor, sempre. 

Concluiu o sumo pontífice: "Queridos irmãos, este é também o desafio e a responsabilidade para vocês hoje: viver em suas comunidades de modo a fazer juntos a experiência de Deus e poder mostrá-Lo vivo ao mundo!"

Mais uma vez o papa Francisco nos surpreende! Seu discurso, seguramente, contagia toda a família Agostiniana: religiosos, leigos, irmãs, todos chamados a viver o carisma agostiniano hoje. 

 

img

centro de promoÇÃO VOCACIONAL - osa
PARTICIPEM DOS ENCONTROS VOCCIONAIS AGOSTINIANOS

img
img
img

 

 

 

 

 

 

 

img
© OSA Brasil 2009 | 2021
.:: Todos os Direitos Reservados ::.