Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 1º dia - 04.08.2025
 
 

Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 1º dia - 04.08.2025

O Prior Geral reforça o chamado à comunhão de bens, interioridade e serviço, destacando o núcleo do carisma agostiniano.

Província em Foco

04.08.2025 - 09:00:00 | 3 minutos de leitura

Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 1º dia - 04.08.2025

Pouco antes da metade do dia quatro do mês de agosto – memória do Santo Cura d’Ars – começaram a chegar dos rincões do Brasil e do Uruguai, os frades da Província Agostiniana do Brasil para a celebração do quarto capítulo provincial ordinário. Uns com poucas malas, de praxe, os mais idosos que levam poucos haveres; outros, não! Possivelmente pensando nas futuras comunidades, já chegaram para escutar os seus destinos do Prior Provincial (risos).

Em clima de grande descontração uns foram acolhendo aos outros como já é costume na Província. A calorosa hospitalidade agostiniana é também marcada com alguns comentários graciosos, como: “Você está mais magro!” “Você engordou mais, hein!” ou: “Você está pintando a barba”; “Você está pintando o cabelo”. E entre risos e conversas todos vão mutuamente preparando-se para, quiçá, a efeméride mais esperada após um quadriênio: o Capítulo Provincial Ordinário.

O momento de recreação prolonga-se até o refeitório. É a hora do almoço. E... entre os vários comentários triviais, aqueles mais “expertos em Gastronomia”, começam a questionar sobre o menu: “Qual é?” “Será que a comida é boa?” Etc. A sesta é hora sacratíssima, sobretudo, para os confrades espanhóis. Estes tiram aquela soneca. Uns outros vão, caminhando, conhecendo as dependências do ambiente e registram com fotografias para serem postadas nas redes sociais, claro: esperando os likes e comentários dos seguidores.

Na tarde dessa data – segundo pede as Constituições da Ordem – é rezada a Missa com formulário do Espírito Santo. Presidida pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho – Frei Alejandro Moral Antón é rezada à língua de Camões e a homilia à língua de Cervantes.  O grande milagre dessas duas línguas é a “língua de Deus, que é o Espírito Santo”. E aqui todos compreendem.

No crepuscular foi iniciado os trabalhos capitulares, antecedidos pelo antiquíssimo hino do Veni Creator que todos – com a língua latina atualizada- cantam-no em um só coro. Assim sendo, o Secretário Provincial, procede com a leitura do cronograma do Capítulo. Ademais, é feita a aprovação unânime por parte dos capitulares dos cargos e funções que serão exercidos durante os trabalhos do Capítulo.

Em seguida, o Padre Geral, relembrando a carta escrita por ele, por ocasião do Capítulo Intermédio, lembra a todos sobre a comunhão de bens e a vivência do carisma agostiniano (vida comum, interioridade e serviço à Igreja). Todos se encaminham para a récita da Hora Canônica de Vésperas. E... já “conhecendo o caminho” dirigem-se para o refeitório. Alguns, com o frio que faz nessas paragens, sente falta de um caldo, de uma sopa, e pergunta: “Não temos sopa?” “Será que pedindo as irmãs não fazem?”. 

Após o jantar, todos ficam livres para desfrutar do ambiente fraterno. Houve um primeiro dia capitular. E Deus viu que era bom. Amanhã temos mais!





Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Província Agostiniana do Brasil
Mais em Província em Foco
 
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!