Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 2º dia - 05.08.2025
 
 

Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 2º dia - 05.08.2025

Planejamento, eleições e posse do Prior Provincial marcam o Segundo Dia do Capítulo.

Província em Foco

06.08.2025 - 11:03:00 | 3 minutos de leitura

Crônica do 4º Capítulo Provincial Ordinário | 2º dia - 05.08.2025

Houve uma manhã. Segundo dia. Neste, já iniciamos consagrando ao Senhor participando da Santa Eucaristia com a récita das Laudes. Refeitos pelo Pão da imortalidade, passamos, agora, para o pão que nos alimenta e recompõe as energias, para assim iniciarmos os trabalhos capitulares. 

O dia foi marcado pela apresentação dos diversos informes: vida religiosa e formação, pastoral, educação e obras sociais e estado da Província. Com essas informações transmitidas vemos o quanto um frade se dedica; se debruça nos diversos apostolados, a serviço da Província. Durante as apresentações vários irmãos fizeram uso da palavra: comentários, dúvidas, contribuições. (De vez em quando, um celular toca, o frei, embaraçado, não consegue não silenciar, e isso garante o riso de muitos). E como ninguém é de ferro... tempo para almoço e um descanso, não prolongado!

O regresso ao plenário, às 14h15min, foi marcado pela eleição dos representantes de delegados de base da OALA e Justiça e Paz. Olhando uns para os outros, o clima, era, mais ou menos: “A quem escolheremos?” E seguiu as votações. Os mais votados ficaram para um próximo escrutínio na quinta-feira.

Encostando-nos em Fernando Pessoa que diz: “O homem propõe e Deus dispõe”, mas confiando na Providência Divina, o Superior Provincial com o Conselheiro da Educação, Frei Gutemberg de Albuquerque, foi apresentado o Planejamento Estratégico para o próximo quadriênio. Momento seguido por muitas perguntas por parte dos capitulares.

Depois de uma tarde intensa uma justa pausa restauradora! Momento para o cafezinho. E... aí as perguntas mais feitas nos momentos de descontração: “Já sabe seu destino?” “O provincial já conversou com você?” Para os trabalhos em grupo, os nomes foram divididos entre os nossos santos agostinianos, que também intercederam nos trabalhos em grupo. 

Algumas horas depois, sempre recordados pelo campaneiro, voltamos à sala capitular para ouvirmos as aportações dos grupos. Momento rico e com alguns pontos em comum para melhor estratégia da Província!

Então uma outra hora esperada: o jantar. E para a tristeza dos espanhóis e outros... mais um dia sem sopa! (risos) 

Após o jantar, o Padre Geral, na oração solene das Vésperas, deu a posse ao Prior Provincial reeleito, Frei Maurício José Manosso Rocha. Momento seguido de fraternidade e alegria. 

O segundo dia do capítulo termina com as conversas e destinos e que se pode cantar: “Para onde irei, oh meu Senhor, para onde fugirei?” (Risos)

Amanhã temos mais!









Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Província Agostiniana do Brasil
Mais em Província em Foco
 
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!