Dom Frei Robert Prevost, OSA, é criado cardeal pelo Papa Francisco
 
 

Dom Frei Robert Prevost, OSA, é criado cardeal pelo Papa Francisco

No último sábado, 30.09, na Praça de São Pedro, O Sumo Pontífice criou novos cardeais, entre eles o agostiniano Robert Prevost, Prior Geral Emérito da Ordem de Santo Agostinho.

Aconteceu na OSA

03.10.2023 - 09:07:00 | 3 minutos de leitura

Dom Frei Robert Prevost, OSA, é criado cardeal pelo Papa Francisco

Monsenhor Robert Prevost recebe a púrpura do cardinalato

No último dia 30, memória litúrgica de São Jerônimo, aconteceu no sagrado da Praça de São Pedro, a celebração do Consistório Ordinário Público para a criação dos novos cardeais, convocado pelo Santo Padre o Papa Francisco no mês de janeiro. Dentre os nomes, foi mencionado o do Monsenhor Robert Francis Prevost, o.s.a, Arcebispo-Bispo emérito de Chiclayo, no Peru.

A palavra Cardeal provém do latim Cardo “dobradiça de porta”. Os cardeais são divididos em três ordens: Cardeal-Epíscopo, Cardeal-Presbítero e Cardeal-Diácono. A sua função- como lembra a etimologia da palavra-consiste em eleger o Sumo Pontífice, em caso de sede vacante, e em auxiliá-lo no governo da Igreja. Sendo assim, recebem do Santo Padre uma Igreja titular de Roma, manifestando a sua proximidade com aquele que preside toda a Igreja, isto é, o Papa. Deste modo, assim é discriminada a titularidade e diaconia de Mons. Prevost: Robert Francis, da Santa Igreja Romana Cardeal Prevost, da diaconia de Santa Mônica in Borgo. O vermelho do cardinalato, recorda-lhe, que com o sucessor de Pedro estão entre os primeiros no testemunho apostólico e defesa do depósito da fé.

Frei Robert Prevost nasceu aos quatorze de setembro de mil novecentos e noventa e cinco em Chicago. Filho da senhora Mildrez Martínez e Louis Marius Prevost. Ao primeiro de setembro de mil novecentos e setenta e sete ingressou no Noviciado da Ordem de Santo Agostinho, na Província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis, e no ano de mil novecentos e oitenta e um emitiu a profissão solene, recebendo a ordenação sacerdotal um ano depois, em Roma, por imposição das mãos e oração consecratória do Mons. Jean Jadot.

Ao largo, Frei Prevost serviu à Ordem de Santo Agostinho e à Igreja com um intenso apostolado em terras peruanas, voltando no ano de mil novecentos e noventa e nove aos Estados Unidos, após a sua eleição como Prior Provincial da Província Madre del Buen Consejo em Chicago. Após dois anos e meio o Capítulo Geral da Ordem o elegeu Prior Geral da Ordem, sendo reeleito em dois mil e sete. Assim, por doze anos, exerceu esse ofício, com o qual a Ordem cresceu em muitos campos de sua presença no mundo. No ano de dois mil e treze ele voltou a Chicago e se tornou mestre de professos.

Aos três de novembro de dois mil e quatorze o Santo Padre Francisco o nomeou Administrador Apostólico da Diocese de Chiclayo, elevando-lhe à dignidade episcopal, recebida na Catedral de sua diocese no dia doze de dezembro daquele mesmo ano. No ano de dois mil e dezenove, o Papa Francisco, o nomeou membro da Congregação para o Clero e no dia trinta de janeiro de dois mil e vinte e três, o nomeou como Prefeito para o Dicastério dos Bispos.




Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Vatican Media
Mais em Aconteceu na OSA
 
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!