Homilia de Dom Carlos na Memória Litúrgica do Beato Mariano
Dom Carlos Silva ressaltou os aspectos das Bem-Aventuranças a partir da vida e missão do Beato Mariano que desenvolveu seu apostolado por muitos anos na cidade de São Paulo.
Província em Foco
06.11.2023 - 08:29:00 | 6 minutos de leitura

HOMILIA DE DOM CARLOS SILVA, OFMCap, BISPO TITULAR DE SÚMULA E AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO, NA SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E MEMÓRIA LITÚRGICA DO BEATO MARIANO DE LA MATA APARÍCIO.
Paróquia Santo Agostinho – São Paulo/SP, 05 de novembro de 2023.
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje celebramos 17 anos da beatificação do nosso irmão Padre Mariano. Ele morreu em 5 de abril de 1983, no Hospital do Câncer, em São Paulo. O processo de beatificação foi aberto em 31 de maio de 1987, pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Em 20 de novembro de 2004, o Santo Padre reconheceu a veracidade do milagre que havia realizado e suas virtudes heroicas.
Padre Mariano foi beatificado no dia 5 de novembro de 2006, na Catedral da Sé em São Paulo, em cerimônia presidida pelo representante do Vaticano, o Cardeal José Saraiva Martins.
Ele viveu o ordinário da vida, da sua vida como agostiniano, como sacerdote de forma extraordinária. Afinal, ser santo não é isso? Viver de forma extraordinária o ordinário, o dia a dia?
Ouso dizer que os santos e beatos foram aqueles que descomplicaram o Evangelho, tornaram o evangelho palpável, visível, possível.
Nessa solenidade de todos os santos e santas de Deus fazemos memória e recordamos com carinho o beato Mariano que viveu nessa cidade imensa, onde Deus habita. Muitos o conheceram, receberam das suas mãos os sacramentos, bênçãos, carinhos. Muitos puderam desfrutar do seu olhar compassivo e misericordioso.
A liturgia hoje nos ajuda a pensar a santidade.
No livro do Apocalipse de São João 7,9 diz: “Depois disso, vi uma MULTIDÃO imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e língua, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão”.
Inicio esta reflexão com este verso bíblico para dizer que a graça da santidade sempre é dom e dádiva de Deus e Ele a dá para todos os seres humanos, porque a santidade é um chamado e uma VOCAÇÃO universal. Nós cristãos e cristãs a recebemos por meio de nosso batismo e depois a alimentamos pela Palavra, pelos sacramentos, pela vida comunitária e por tudo o que Deus coloca em nosso caminho.
Muitos imaginam que santos e santas sejam somente aquelas pessoas que são canonizadas pela Igreja. Não! Santos e santas são todas as pessoas que, apesar de seus pecados, quedas e fraquezas, foram remidas e redimidas pelo Sangue do Cordeiro de Deus e sempre se levantam, retomam o bom caminho das virtudes na prática do bem, da justiça, da caridade e doa amor a Deus e ao próximo. Dizia São João Paulo II: “Santo não é aquele que não cai, mas aquele que mesmo caindo não desiste de levantar”.
As Bem-aventuranças, palavras de Jesus, registradas em São Mateus capítulo 5,1-12 e também do mesmo evangelista no capítulo 25,35 e seguintes, confirma-nos que o no céu estão todas as pessoas que praticam o bem ao próximo e fazem a vontade do Pai.
Nas Bem-aventuranças, que podemos traduzir por FELIZES, ou por BENDITOS, Jesus diz: “Felizes, benditos ou bem-aventurados os pobres no Espírito, porque dele sé o Reino dos Céus; os aflitos, ...; os mandos, ...; os que têm fome e sede de justiça, ...; os misericordiosos, ...; os puros de coração, ...; os que promovem a paz, ...; os perseguidos por cauda da justiça, ...; os que são injuriados e caluniados por causa de mim”.
Porque todos ele e elas recebem nas Bem-aventuranças a PROMESSA DE PARTICIPAÇÃO DO REINO, cada qual a seu modo, alguns já começam agora nesta vida, no presente e todos no futuro (portanto, na eternidade).
Já no capítulo 25 que fala do “Juízo Final”, Jesus dirá para quem praticou o bem, o amor, a caridade, o colhimento, a compaixão, a misericórdia: “Vinde BENDITOS DE MEU PAI, TOMAI POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, porque eu estava com fome, com sede, era peregrino (migrante ou andarilho), nu e sem vestes, doente ou na prisão E VÓS ME AJUDASTES”. Cada um na sua necessidade, porque em todas essas situações não praticar o bem, o fizeste ao próprio Jesus, o Filho de Deus.
As vezes penso que muitos cristãos e cristãs ficarão muito surpresos quando chegarem no céu e lá encontrar milhões e milhões, em número impossível de contar, de todas as nações, povos, tribos, etnias e mesmo de muitas RELIGIÕES e até de milhões que aqui diziam que não tinham fá, mas eram pessoas do bem, pessoas justas, praticantes da caridade, lutadoras e promotoras da PAZ.
Todos os santos e santas que nós mesmos conhecemos, muitas das quais vivem no nosso meio, outras já são falecidas, nunca terão seus nomes na “LISTA” dos santos canonizados, mas nos servem de exemplo de vida santa e podem ser nossos intercessores, se já estão diante do TRONO DO PAI e do CORDEIRO DE DEUS.
O chamado a santidade, Deus faz a todos os seus filhos e filhas, também a mim e a você. Acolher, seguir e viver este caminho e praticar o bem, está sempre na decisão de cada um de nós.
“O santo é aquele que sai de si mesmo, é aquele que ouve com os ouvidos de Deus, vê com os olhos de Deus, fala com a língua de Deus, acaricia com as mãos de Deus, ama com o coração de Deus”.
Senhor, ensina-nos a sair de nós, dos nosso interesse egoístas e egocêntricos, e a sairmos ao encontro dos nossos irmãos pequeninos e necessitados. Senhor ensina-nos a ser Santos. Não foi isso que viveu o nosso beato padre Mariano?
No Salmo Responsorial, damos um nome a esta bela multidão: “Aqueles que buscam, que procuram o Senhor”. A santidade meus irmão e irmãs é a presença de Deus e, portanto, é antes de tudo busca de Deus. Podemos dizer que um santo é aquele que tem sido coerente e perseverante em sua busca por Deus.
Se olharmos para a multidão de hoje, a multidão de santos que “buscaram o senhor”, outra lição fica clara: os caminhos da busca são múltiplos: caridade, penitência, pregação, martírio, oração oculta, denuncia profética - quantos caminhos diferentes, no entanto, têm o mesmo destino: a bem-aventurança! Isso significa que cada um de nós pode e deve buscar e encontrar o seu caminho, sem deixar de buscar e encontrar o único que é o Caminho, ou seja, Jesus Cristo, como fez o padre Mariano. Que ele lá no céu interceda por todos nós.
Fonte Província Agostiniana do Brasil
Mais em Província em Foco
- Retiro Anual de Advento do GEVA em Montevideo, UruguaiFortalecendo os laços que unem nossa comunidade e reafirmando nosso compromisso com os ensinamentos e valores que norteiam nossa jornada espiritual.
27.11.2023 | 1 minutos de leitura
- Província promove Encontro Nacional da Pastoral Vocacional AgostinianaOs integrantes da Pastoral Vocacional Agostiniana participaram de momentos de intensa espiritualidade, além de planejarem as atividades para o próxi...
27.11.2023 | 1 minutos de leitura
- 16º Caminho do Padre MarianoO trajeto repete o caminho que o Padre Mariano de La Mata fazia a pé para celebrar missa e levar a eucaristia aos fiéis da vizinha Cedral.
13.11.2023 | 1 minutos de leitura
- Província realiza último Encontro Vocacional de 2023Entre os dias 03 a 05 de novembro, 15 jovens fizeram a experiência de vivenciar com mais intensidade o carisma da Ordem de Santo Agostinho.
06.11.2023 | 1 minutos de leitura
- Paróquia Santo Agostinho celebra festa do Beato MarianoNo último dia 05.11, a Paróquia Santo Agostinho (Liberdade/SP) celebrou solenemente a Festa do Beato Mariano de la Mata Aparício.
06.11.2023 | 1 minutos de leitura
- Alunos do Colégio Santo Agostinho recebem o Sacramento da Crisma"Recebe por este sinal, o Espírito Santo, dom de Deus".
30.10.2023 | 1 minutos de leitura
- Educandos do CEDESP realizam visita ao SENAIVisita educativa ao SENAI: Fortalecendo parcerias e incentivando o conhecimento.
30.10.2023 | 1 minutos de leitura
- Encontro de Professos SolenesEsse encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para o aprofundamento espiritual e o enriquecimento da missão dos religiosos.
25.10.2023 | 1 minutos de leitura
- Alunos do Colégio Santo Agostinho recebem o Sacramento da Primeira Eucaristia"Este é o pão que desceu do céu." (João 6,58)
23.10.2023 | 1 minutos de leitura
- 73 alunos do Colégio Agostiniano São José celebram sua Primeira EucaristiaNa manhã deste sábado, 21 de outubro, na Paróquia Santa Rita de Cássia, 73 alunos da Catequese do Colégio Agostiniano São José celebraram a sua...
23.10.2023 | 1 minutos de leitura