III Capítulo Provincial Intermédio | 2º dia
Comemoração dos 10 anos da Província Agostiniana do Brasil.
Província em Foco
14.09.2023 - 09:37:00 | 3 minutos de leitura

O segundo dia do nosso capítulo provincial intermediário teve início com a oração das Laudes. Logo em seguida, os frades capitulares dirigiram-se ao refeitório, onde desfrutaram de um café bem servido em um clima festivo, ecoando a comemoração principal do dia: os 10 anos da Província Agostiniana do Brasil.
Os trabalhos capitulares foram reiniciados às 9 horas, com uma oração ao Espírito Santo de abertura proferida pelo presidente do capítulo, Fr. Alexander Lam. Ele, após algumas considerações iniciais, passou a palavra ao moderador dos trabalhos, Fr. Rafael de la Torre, que explicou o cronograma das atividades previstas para o dia e imediatamente cedeu a palavra ao conselheiro de Formação e Vida Religiosa, Fr. Robson, que procedeu com a apresentação de seu informe.
Ao final de sua apresentação, Fr. Robson lançou algumas questões para serem discutidas em grupo, visando uma reflexão conjunta sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que se apresentam.
Os trabalhos dos frades capitulares tiveram uma pausa para o café, permitindo a todos um momento de relaxamento e confraternização antes de prosseguir com o cronograma dos trabalhos do dia. Após o café, o moderador Fr. Rafael retomou os trabalhos, concedendo a palavra ao padre provincial. Ele leu algumas mensagens, como a do Fr. Márcio Negreiros, secretário da OALA, e também uma mensagem do Pe. Gelo, vicário da Argentina, felicitando e desejando um bom capítulo.
Em seguida, tomou a palavra para apresentar o segundo informe do dia: o informe de Educação e Assistência, o Fr. Gutemberg, conselheiro provincial para essa área. Após a apresentação e algumas perguntas de esclarecimento por parte dos frades capitulares, passamos para os trabalhos em grupo.
Encerramos a manhã com a oração das Horas Médias na capela. Em seguida, os frades dirigiram-se ao refeitório para o almoço.
Retomamos os trabalhos programados para a tarde com uma oração de abertura. Esta parte da tarde foi reservada para o plenário, onde os respectivos secretários apresentaram os resultados das discussões em grupo realizadas pela manhã.
Após o plenário, Fr. Alex Lam, presidente do Capítulo, tomou a palavra e dirigiu-se aos Frades Capitulares com mensagens importantes. Ele começou por destacar o crescimento numérico da província. Em seguida, abordou alguns aspectos mencionados na carta enviada à Província durante a Visita Canônica. Essas mensagens de Fr. Alex Lam enfatizam a importância da união, do compromisso coletivo e da visão de longo prazo para o futuro da província.
Fr. Rodrigo Vieira tomou a palavra para explicar sobre o Congresso das Fraternidades Leigas Agostinianas. Em seguida, Fr. Maurício pediu a palavra para anunciar que o novo site da Província começou a funcionar a partir de hoje. Na sequência, Fr. Gutemberg compartilhou com todos os capitulares sua experiência com os jovens no Encontro de Jovens Agostinianos em Lisboa, Portugal, e na Jornada Mundial da Juventude. Fr. Fabiano encerrou a sessão capitular explicando sobre a Revista de Estudos Agostinianos.
Às 16 horas, fizemos uma pausa para um café. Em seguida, retornamos à Sessão Capitular para discutir e votar algumas propostas apresentadas pelos frades capitulares.
Às 17 horas, nos reunimos para a foto oficial do 3º Capítulo Provincial Intermediário, que contou também com a presença dos nossos formandos do teologado de São Paulo e dos postulantes de Curitiba.
Às 18 horas, celebramos a missa solene em comemoração aos 10 anos da Província, presidida por Fr. Mauricio Manosso, prior provincial.
Encerramos o dia celebrando os 10 anos da Província com um jantar especial, que teve a presença dos formandos do teologado e dos postulantes de Curitiba, PR.















Fonte Província Agostiniana do Brasil
Imagem Província Agostiniana do Brasil
Mais em Província em Foco
Província Agostiniana do Brasil celebra o dia do Beato Mariano de la MataComunidades, paróquias e apostolados educativos comemoram a memória litúrgica do sacerdote agostiniano.06.11.2026 | 2 minutos de leitura
Direção de Pastoralidade promove encontro das pastorais educativasRepresentantes dos colégios agostinianos se reuniram para partilhar experiências, fortalecer a comunhão entre as instituições e planejar as açõ...04.11.2026 | 2 minutos de leitura
Frei Mário Sérgio Rocha, OSA, no Sábado no Santuário!Livro Coração Inquieto é destaque em entrevista sobre espiritualidade agostiniana no programa Sábado no Santuário.03.11.2026 | 1 minutos de leitura
Terço da Juventude e das Famílias na PraçaUma juventude que reza é uma juventude que mantém o coração aceso pela presença de Deus!29.10.2026 | 1 minutos de leitura
Ecônomos da Província Agostiniana do Brasil se reúnem para fortalecer a gestão e o cuidado com os bens comunsCom o tema “Cuidar do que é comum”, encontro promove integração, aprimoramento das rotinas administrativas e planejamento orçamentário para 2...28.10.2026 | 2 minutos de leitura
Semana Missionária movimenta a Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de FátimaUma semana de fé, oração e evangelização reuniu pastorais e grupos paroquiais em momentos de espiritualidade, união e visitas missionárias às ...27.10.2026 | 2 minutos de leitura
Formação para Líderes Paroquiais aborda o tema “A Liderança na Bíblia”Encontro em Rolândia reuniu agentes de pastorais e lideranças paroquiais para um momento de aprendizado, oração, partilha e fortalecimento da miss...27.10.2026 | 1 minutos de leitura
Paróquia Nossa Senhora da Cabeça realiza retiros espirituais para fortalecer a fé e a missão pastoralMães Mônica, MESCS e Servidores do Altar vivenciaram momentos de oração, reflexão e espiritualidade, renovando o compromisso com a evangelizaçã...19.10.2026 | 2 minutos de leitura
Província promove encontro de Párocos em São PauloNo Parque Novo Mundo, freis se reúnem para momento de formação, avaliação de planejamento de ações pastorais.15.10.2026 | 2 minutos de leitura
Casa de Formação Santa Mônica celebra a festa de São Tomás de VilanovaCelebração reuniu formandos e leigos agostinianos em homenagem ao santo conhecido como “Esmoler de Deus” e padroeiro dos estudos na Ordem de San...15.10.2026 | 2 minutos de leitura