História da Ordem
“Nossa Ordem reconhece Santo Agostinho desde os seus inícios como pai, mestre e guia espiritual, pois dele recebe a Regra, o nome, a doutrina e a espiritualidade” (Const. 2).
Santo Agostinho, depois de sua conversão, reuniu-se com seus amigos para servir a Deus, organizando a vida segundo o ideal dos Atos dos Apóstolos. Primeiro instala-se na cidade de Tagaste como leigo, e depois, já como sacerdote, em Hipona. Ele escreve uma Regra de vida que as comunidades seguem e que a Ordem de Santo Agostinho e numerosas Ordens e Congregações têm até hoje.
Após a morte de Santo Agostinho (430 DC), os bárbaros invadem o norte da África e a queda do Império Romano é inevitável. Os membros das comunidades iniciadas por Santo Agostinho fogem da perseguição e se estabelecem em regiões da Europa. Essas pequenas comunidades viveram, durante séculos, seguindo a Regra e o espírito agostiniano, como eremitas.
Em 1244, convocadas pelo Papa Inocêncio IV, essas comunidades se reuniram, iniciando assim a história da Ordem. Em 1256, o Papa Alexandre IV deu um novo impulso à Ordem através da bula "Licet Eclesiae catholicae". O ideal agostiniano se difundiu e a Ordem cresceu, alcançando as Américas, a Ásia e mais uma vez se implantando na África.
Atualmente estamos presentes nos cinco continentes:
ÁFRICA
Tanzânia, Congo, Nigéria, Quênia, Guiné Equatorial e Argélia.
AMÉRICAS
Canadá, Estados Unidos, México, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Porto Rico, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
Também temos uma representação não governamental na sede da ONU.
ÁSIA
Indonésia, Índia, Coreia do Sul, Papua Nova Guiné, Filipinas e Japão.
EUROPA
Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha, Bélgica, República Checa, Holanda, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Malta, Polônia e Áustria.
OCEANIA
Austrália
/////////////////////////////////////////////////////////////
Saiba mais no site da Ordem de Santo Agostinho:
https://www.augustinianorder.org