Quem Somos
 
Quem Somos
Somos, antes de tudo, seguidores de Jesus Cristo, cativados pelo exemplo e ensinamentos de Santo Agostinho. Caminhamos juntos, em Comunidade, na construção da nossa própria história.
 
Quem Somos
A Ordem Agostiniana desde o século XIII procura e incentiva o mundo a viver a santidade em comunidade. Fundamentados pela Regra e exemplo de Santo Agostinho, seu início provém do desejo profundo do santo em viver a vida fraterna a exemplo dos primeiros cristãos, tendo tudo em comum; assim como uma só alma e um só coração orientados para Deus. A marca de um agostiniano, portanto, é a intimidade com Deus e com os seus irmãos, com os quais divide a sua vida e o seu desejo de juntos alcançarem a salvação.

Em um marco histórico datado de 14 de setembro de 2013, durante o 184º Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, realizado em Roma, um acontecimento de significativa importância transpirou. Por meio de uma votação unânime entre os padres capitulares, foi ratificada a criação canônica de uma nova província. Esse ato notável culminou na união dos Vicariatos do Santíssimo Nome de Jesus, de Castela e de Malta, amalgamando-os harmoniosamente em uma única e fortalecida Província, marcando um passo de grande relevo para o crescimento da Ordem no território brasileiro.

Previamente, os frades já haviam deliberado e escolhido o nome para a nova entidade eclesiástica, batizando-a como a 'Província Agostiniana do Brasil'. Ademais, procedeu-se à eleição da venerável Santa Mônica como padroeira dessa instância, alinhando-se com a figura inspiradora de nosso pai espiritual, Santo Agostinho.

Seguindo o exemplo do próprio Santo Agostinho, reconhecido por seu profundo apreço pelo saber, nós, enquanto agostinianos, embora não dotados de um serviço especializado nesse âmbito, empenhamo-nos de maneira vigorosa na seara da educação. Além disso, nosso compromisso é evidenciado através do intenso labor de assistência pastoral em paróquias e também por meio de iniciativas voltadas à promoção do bem-estar social em diversas obras de caridade.

Essa nova Província Agostiniana do Brasil se apresenta como um farol de ensinamentos e serviços altruístas, enraizados nos valores que norteiam a Ordem de Santo Agostinho. Com a chama de Santa Mônica nos guiando, avançamos na jornada de fortalecimento espiritual e contribuição significativa para a sociedade, renovando nossa dedicação à busca do conhecimento e ao apoio aos necessitados.
  • Prior Geral | Frei Alejandro Moral Antón, OSA
    Prior Geral | Frei Alejandro Moral Antón, OSA
    O Prior Geral é a cabeça da Ordem e a autoridade suprema fora do Capítulo Geral, a cujo cuidado a Ordem, confiada em sua sabedoria e fidelidade, encomenda sua administração e governo. Seja obedecido, pois, como a um pai. Ele, por sua vez, sirva a todos, a fim de que consiga o bem comum da Ordem. Nada deve ter tão entranhado em seu coração como harmonizar os seus deveres com o exemplo e doutrina de N. P. S. Agostinho e a autêntica tradição da Ordem, a fim de que, com sua ajuda, os Religiosos progridam pelo caminho da salvação.” (Constituições da Ordem de Santo Agostinho, Cap. XXIII, § 457.458) Frei Alejandro Moral Antón, OSA, nasceu em 01 de junho de 1955, em La Vid (Burgos), Espanha. Ingressou no noviciado agostiniano em 1972, e, em 12 de setembro de 1973, professou os primeiros votos. Estudou a Filosofia e a Teologia em La Vid e Madrid, e deu continuidade aos seus estudos no Colégio Internacional Santa Mônica, em Roma, onde professou os Votos Solenes em setembro de 1980, e a Ordenação Sacerdotal em 20 de junho de 1981. O Frei Alejandro serviu a sua Província Mãe em diversas ocasiões: bibliotecário, ecônomo, responsável pela formação, Conselheiro Provincial e Prior Provincial entre 1995 e 2001. Em 2001 foi eleito Vicário Geral da Ordem, cargo que desempenhou até 2013, quando foi eleito Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, e reeleito em 2019.
  • Prior Provincial | Frei Mauricio José Manosso Rocha, OSA
    Prior Provincial | Frei Mauricio José Manosso Rocha, OSA
    O Prior Provincial é o Superior Maior imediato da Província que lhe foi encomendada pela Ordem e ocupa, enquanto à potestade e cargo, o primeiro lugar depois do Prior Geral. Cabe a ele conservar a unidade da Província, zelar pela observância das leis, conferir com plena liberdade aqueles cargos para cuja nomeação não se prescreve nenhuma forma especial nestas Constituições, promover iniciativas apostólicas e prover o bem da Província. (Constituições da Ordem de Santo Agostinho, Cap. XIX, § 375.376). Frei Mauricio José Manosso Rocha, OSA, nasceu na zona rural da pequena cidade de Reserva/PR, no dia 09 de Dezembro de 1976, filho de Noredim Carneiro Rocha e Ana Sirley Manosso, é o caçula de uma família de 09 irmãos. No ano de 2000, então, com 23 anos ingressou no Seminário Santo Agostinho em Curitiba, onde cursou Filosofia na PUCPR. No ano de 2003 realizou o noviciado em Bragança Paulista SP, e professou seus primeiros votos dia 18 de janeiro de 2004 na cidade de Ponta Grossa/PR. Em seguida foi destinado a Espanha para cursar Teologia, estudando no Centro Teológico Santo Agostinho e obtendo o grado de licenciatura em Teologia pela Universidade Católica de Salamanca. No dia 25 de novembro de 2007, no Seminário Maior Santo Agostinho, em Los Negrales, Espanha, professou seus Votos Solenes na Ordem de Santo Agostinho, e no dia 07 de março de 2008, na cidade de Madrid foi ordenado Diácono pelo Bispo auxiliar da arquidiocese de Madrid, Dom Juan Antônio Martínez Camino. Retornando ao Brasil, no dia 01 de novembro de 2008 foi ordenado sacerdote por Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo da Diocese de Ponta Grossa. Frei Mauricio passou por diversas comunidades da Província, bem como as cidades de São José do Rio Preto/SP, Ponta Grossa/PR, Curitiba/PR, ocupando distintas funções, e também dando continuidade aos estudos, em 2014, na faculdade Dom Bosco em Curitiba, concluiu o curso de Psicologia. No final do ano de 2019 foi destinado a Comunidade Agostiniana Santa Rita na cidade de Montevideo no Uruguai, onde exerceu o ofício de pároco até o ano de 2021, quando então foi eleito Prior Provincial da Província Agostiniana do Brasil, cargo que exerce atualmente.
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!