Movimentos
 
Movimentos
Movimentos
Mães Mônica
“Mães de joelhos, filhos de pé".
Esse é o lema do movimento das mães Mônica. Mães que se comprometem a rezar pelos seus filhos, assim como pelos filhos das demais mães que pertencem ao seu grupo. Cada grupo contém sete mães, sendo cada uma responsável por um dia na semana para rezar. Essa espiritualidade se caracteriza pelo seguimento a Jesus Cristo, tendo como exemplo Santa Mônica que confiou sem reservas no Amor e no projeto que Deus havia confiado a ela e que mesmo diante das adversidades na sua família, confiou plenamente na vontade e no tempo de Deus. Santa Mônica rezou 30 anos pela conversão de seu esposo Patrício e de seu filho Agostinho. É nesse exemplo de perseverança que este movimento se espelha.
Movimentos
Comunidade de Jovens Agostinianos
A Comunidade de Jovens Agostinianos é um secretariado da Província Agostiniana do Brasil responsável por organizar, animar e fomentar a espiritualidade agostiniana a toda e qualquer expressão juvenil em nossas paróquias, colégios e obras sociais.
O Secretariado da juventude de nossa Província valoriza e respeita o protagonismo juvenil e a diversidade dos grupos de jovens existentes nos mais diferentes espaços, caminhando em comunhão, assumindo metas e prioridades comuns para o fortalecimento das Comunidades de Jovens Agostinianos.
Para animar esse trabalho contamos com uma coordenação geral composta por religiosos e representantes das comunidades locais de cada paróquia, colégio e obra social. Ao longo da caminhada realizamos encontros formativos, espiritualidade, vivências, etc., buscando cada vez mais vivenciarmos o carisma Agostiniano.
Movimentos
FLA - Fraternidade Leiga Agostiniana
No primeiro parágrafo de nossas constituições, somos lembrados de que “todos os cristãos são chamados à santidade (cf. 1Ts 4,3), da qual Cristo é autor e meta” (Const. OSA, 1). O Batismo nos coloca na dinâmica da busca pela perfeição de vida, no entanto, os caminhos para alcança-la são os mais variados. “Uns abraçam o sacerdócio, outros professam o estado de vida religiosa, outros ainda assumem o matrimônio ou escolhem viver na virgindade ou celibato” (Estatuto FAS, 1). Cada um é convidado a partir de seu estado de vida professar a fé e testemunhar o Cristo em suas vidas, “formando o Corpo de Cristo, segundo os sinais dos tempos” (Lumem Gentium, 5).

A Ordem de Santo Agostinho é composta por estas mais variadas possibilidades de seguimento e serviço. Existem aqueles que se configuram ao Cristo por meio da vida religiosa e sacerdotal, assim como, um grande grupo de homens e mulheres que vivendo suas vocações laicais e assumindo a espiritualidade agostiniana, tornam-se um referencial cristão, cumprindo assim o desígnio de Jesus de serem “sal e luz no mundo” (Mt 5,13).

Estes leigos que assumem a espiritualidade e realizam promessas dentro de nossa ordem, são chamados de fraternos, ou sejam, são irmãos e irmãs que compõem junto dos frades e irmãs a Família Agostiniana.

A organização destes leigos como grupo, recebe o nome de Fraternidade Agostiniana Secular – FAS, ou Fraternidade Leiga Agostiniana – FLA (nomenclatura utilizada em nossa província). São homens e mulheres que, sem abandonar suas vocações laicais, assumem o compromisso público de “buscar e anunciar a Deus e seu Reino segundo o carisma da Ordem Agostiniana, a partir de sua própria condição secular [...] tendo como princípios fundamentais: a Agostinianidade e a Fraternidade” (Estatuto FAS, 3-4).

Tanto a Agostinianidade e a Fraternidade, podem ser sintetizadas na “união de alma e coração, que exige louvar a Deus uns nos outros, de quem fomos feitos templos vivos. [...] A vida agostiniana de fraternidade e comunidade exige cultivar cuidadosamente os valores da amizade. [...] Ela nos torna um em Cristo, já que Deus a aglutina entre nós mediante a caridade derramada em nossos corações pelo Espírito Santo” (Estatuto FAS, 16-17).

Hoje a Província Agostiniana do Brasil conta com uma Fraternidade Agostiniana Secular, vinculada a Paróquia Santo Agostinho, com mais de vinte fraternos. Este grupo além do compromisso pessoal da vivência dos valores agostinianos, são convidados a demonstrar o compromisso publicamente, por meio das missas mensais em fraternidade, a formação comunitária e também a exemplo de Santo Agostinho, o zelo pastoral.

A fraternidade Agostiniana Secular não é um fim em si mesmo, mas um meio de experimentar Cristo Jesus e repetir suas atitudes como comunidade agostiniana no mundo, como nos exorta o apóstolo Paulo: “Tende em vós a mesma atitude de Cristo Jesus; Ele, apesar de sua condição divina, não se apegou à sua categoria de Deus, pelo contrário se despojou de sua condição e tornou-se escravo, fazendo-se um entre tantos” (Fil 2, 5-8).
 

Copyright © Província Agostiniana do Brasil - Ordem de Santo Agostinho.
Direitos reservados, navegando no site você aceita a política de privacidade e termos de uso.

Um projeto feito com por
 
Quer saber mais sobre o vocacional?

Clique no botão ao lado para saber mais.

Clique aqui!